Cogna Educação

Sala de Imprensa

Um espaço para falar das marcas Cogna, suas atuações, essência e seu jeito único, que a torna a maior player de educação do mercado brasileiro.

Cogna: educação de tudo para transformar o futuro de todos

Cogna: educação de tudo para transformar o futuro de todos

Liderança na revolução digital do ensino democratiza o acesso à educação de qualidade, a Cogna impulsiona as pessoas a construírem a melhor versão de si, dos 2 aos 100 anos. A companhia está estruturada em quatro grandes marcas: Cogna, Kroton, SOMOS e Saber.

Cogna: educação de tudo para transformar o futuro de todos
+ 20 anos

+ 20 anos

de tradição

+ 60 marcas

+ 60 marcas

agrupadas sob 4 grandes grupos

+ 25 mil

+ 25 mil

colaboradores

+ 22 milhões

+ 22 milhões

de alunos impactados

+ 112 unidades

+ 112 unidades

próprias com estruturas completas

+ 3 mil

+ 3 mil

polos de ensino à distância

+ 15 bilhões de reais

+ 15 bilhões de reais

em ativos socioeconômicos

+266 milhões de reais

+266 milhões de reais

em atendimentos comunitários

+ 2,9 milhões

+ 2,9 milhões

de pessoas beneficiadas

+ 5 mil

+ 5 mil

munícipios atendidos

Nossa História

2023

A Cogna e a SOMOS Educação recebem juntas a certificação Great Place To Work® Brasil, destacando-se entre as melhores empresas para se trabalhar no país. Também é a primeira companhia de educação a interagir o Índice de Sustentabilidade da B3. A Anhanguera passa a ser a marca da holding para o ensino de jovens e adultos, ampliando seu portfólio para atender o lifelong learning. A Saber fica na liderança no Plano Nacional do Livro Didático, com 33% de market share.

2022

Rodrigo Galindo deixa a posição de CEO da Cogna para assumir a posição de Presidente do Conselho Administrativo da Cogna, concentrando nas questões estratégicas relacionadas à continuidade de transformação da companhia em uma empresa de educação e tecnologia. Roberto Valério assume a posição da Cogna, aportando sua experiência de mais de 25 anos de mercado, dos quais em quase uma década está dedicado à companhia, o qual pode liderar um processo de profunda transformação na companhia, acompanhando as novas aquisições e o processo de digitalização e inovação.

2021

Cogna Educação e o Eleva Educação comunicam o maior acordo comercial de educação básica do Brasil. A Vasta, divisão B2B de educação básica da holding Cogna, anuncia a aquisição da Plataforma de Ensino Eleva (Sistema de Ensino), do Eleva Educação. Eleva Educação anuncia a compra das 51 escolas da Saber Educação, braço B2C de educação básica da holding Cogna.

2020

A Vasta, que faz parte da holding Cogna Educação e que tem sob o seu guarda-chuva a marca Somos Educação, atendendo ao mercado B2B da Educação Básica, abre capital na Nasdaq, em Nova Iorque, sob o ticker VSTA

2019

Criação de nova estrutura de negócios, pautada em quatro verticais dentro do setor educacional. Nascimento da marca Cogna para a holding, que se posiciona como uma collection of companies.

2018

Parceria com o Cubo Itaú, criando o maior hub de EdTechs da América. Criação da Saber, holding de Educação Básica do grupo. Aquisição da SOMOS, maior plataforma de Educação Básica do Brasil.

2017

Lançamento de 5 novas unidades próprias: Bacabal, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa e Jequié. Inauguração de 200 novos polos, elevando nossa presença total para 1.110.

2016

Venda da Uniasselvi á Treviso Empreendimentos e Participações S.A como parte das medidas impostas pelo CADE para autorizar a fusão com a Anhanguera.

2015

Lançamento do produto de parcelamento próprio, o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), demonstrando agilidade, pionerismo, foco em inovação e poder de execução da Kroton. Aquisição da Empresa Studiare, essencial para o projeto de adaptive learning na companhia

2014

Aprovação da fusão com a Anhanguera, tornando a Kroton a maior empresa educacional do mundo em termos de valor de mercado e alunos. Desenvolvimento do novo modelo acadêmico, Kroton Learning 2.0, trazendo mais tecnologia e inovação. Lançamento do piloto do nosso canal de empregabilidade, o canal Conecta.

2013

Abertura de 40 novos polos de Graduação à Distância da Unopar. Anúncio de acordo de associação entre a Kroton e a Anhanguera.

2012

Aquisição do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon) em abril deste ano. Aquisição da Uniasselvi em maio, fortalecendo a liderança da Kroton no mercado de Educação à Distância.

2011

Aquisição da Faculdade Atenas Maranhense (São Luís e Imperatriz - MA) e da Faculdade União (Ponta Grossa - PR) em julho. Aquisição da Faculdade do Sorriso (FAIS) em novembro. Aquisição da UNOPAR, em dezembro, representando a maior aquisição da história da educação e tornando a Kroton líder no setor de educação à distância do Brasil.

2010

Aquisição da IUNI Educacional, instituição que oferece programas de graduação e pós-graduação sob as marcas UNIC, UNIME e FAMA, maior aquisição do setor de educação superior do Brasil.

2000

2000-2005 Com a mudança do marco regulatório do setor de educação, surge a primeira Faculdade Pitágoras, contando com sistema de ensino e metodologia exclusiva criada em parceria com a Apollo International, que perdurou até 2005.

2007 Ficou marcado pela abertura de capital do Pitágoras na BMF & Bovespa, com a Kroton Educacional (KROT11), possibilitando a consolidação de uma fase de grande expansão e desenvolvimento da Companhia.

2009 A Kroton recebeu um novo aporte financeiro de um dos maiores fundos de private equity do mundo, a Advent International, que passou a compartilhar o controle da Companhia com os sócios fundadores.

Anos 90

Criação da Rede Pitágoras, um conjunto de escolas comprometidas com o aper

Anos 80

Em parceria com uma construtora que iniciaria duas obras de infraestrutura no Iraque e na Mauritânia, o Pitágoras dirigiu escolas com mais de mil alunos brasileiros nesses países.

Anos 70

Inauguração do primeiro Colégio Pitágoras para alunos do 1° e 2° graus em 1972. Início das operações da maior unidade do Grupo Pitágoras no Ensino Básico, o Colégio Pitágoras Cidade Jardim, em 1974.

Anos 60

Em 1966, cinco jovens amigos montaram o curso pré-vestibular Pitágoras em Belo Horizonte, MG. Em dois anos de existência, o curso contava com 600 jovens distribuídos em 13 turmas e três turnos. Nascia então, o que é hoje o maior grupo educacional do Brasil.

Conheça a diretoria executiva das marcas Cogna

Roberto Valério

Roberto Valério

CEO

Na Cogna desde 2014, atualmente é CEO da companhia.

Roberto é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado pela mesma instituição em Administração de Empresas com ênfase em Estratégia, Finanças e Empreendedorismo, além de possuir especialização em Marketing e Serviços a Clientes pela Columbia University.

Trabalhou por três anos na Anhanguera Educacional, onde ocupou as posições de Presidente e Vice-Presidente de Operações e Marketing.

Beatriz Sairafi

Beatriz Sairafi

Sócia e Vice-Presidente de Gente e Cultura

Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Economia e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Beatriz é membro do Comitê de RH Estratégico da Amcham e Presidente do Comitê Aberto de Gestão de Pessoas.

Com mais de 25 anos de atuação na área de gestão de pessoas e cultura, a executiva soma passagem por diversos setores, em empresas como Accenture Brasil, Diageo, Mondelez,Multibrás e Novartis. Conta com experiência em Transformação Digital, reskilling da Força de Trabalho e na condução da agenda de Transformação Cultural para ampliar diversidade e inclusão, humanização e bem-estar.

Ao longo da sua carreira, Beatriz teve participação ativa em projetos de Aquisição e Integração (M&A) de mais de 15 empresas.

Flávia Bravin

Flávia Bravin

Sócia e Diretora Sênior da Saber

Head da Saber Educação, do grupo Cogna, formada pelas unidades de negócios para o mercado público (PNLD&B2G), Red Balloon (ELT) e Saraiva Educação (editora e provedora de soluções B2B para o ensino superior).

Sponsor do Inclui+Ir, grupo de afinidade da pessoa com deficiência da Cogna. Membro da Sempre FEA (fundo de endowment da FEA-USP), da Abrelivros, SNEL e do Conselho da Minha Biblioteca (plataforma de conteúdo digital para o ensino superior).

PhD em Marketing pela FEA-USP / SPPC (Stanford Professional Publishing Course) / Frankfurt Fellowship Program/FBF.

Na mídia

Última atualização: 04/12/2024

Mídia Kit

Acesse e baixe o mídia kit e o guia da marca Cogna

Contato

Entre em contato com o time Cogna

Demandas relacionadas à imprensa

Caso você seja aluno, acesse o Portal do Aluno para solicitar atendimento e esclarecer dúvidas.